
O QUE É RRD?
A redução de risco de desastre consiste na redução da probabilidade da ocorrência de um desastre ou na diminuição dos seus efeitos.
Vamos falar
sobre Risco
Risco se refere a algo que ainda não ocorreu, mas tem a possibilidade de ocorrer. Assim, temos que considerar os seguintes aspectos:
-
existe o perigo - potencial de causar dano
-
existe a possibilidade de que esse perigo se materialize - há uma ameaça, caracterizada pela probabilidade de ocorrência
-
o receptor deve estar exposto ao perigo para que haja o dano
-
o receptor pode ter diferentes sensibilidades ao perigo (vulnerabilidade)
Podemos representar o Risco da seguinte maneira:
RISCO = PERIGO x PROBABILIDADE x EXPOSIÇÃO x VULNERABILIDADE
Analisando esta equação, podemos dizer que o Risco pode ser mais baixo ou mais alto dependendo do valor de cada um de seus fatores.
Se reduzirmos a Probabilidade de ocorrência ou a Vulnerabilidade ou a Exposição ou o Perigo, reduziremos o Risco.
Mas devemos reduzir o Risco até quanto?
Qual é o Risco Tolerável ou Aceitável?


Mas o que é DESASTRE?
Grande parte das definições de Desastre refere-se a consequências graves e generalizadas. Algumas estabelecem até um número mínimo de óbitos ou valor de prejuízos para que uma ocorrência seja considerada um desastre.
Muitas definições referem-se ainda à ruptura da capacidade da sociedade ou da comunidade em enfrentar as consequências sem ajuda externa. E quando essa ruptura ocorre no nível pessoal, com quem perdeu membros de sua família?
A definição proposta à UNISDR por ocasião da reunião de Sendai (2015) estabelece que:
"Desastre é uma séria interrupção no funcionamento de uma comunidade ou sociedade devido a eventos perigosos interagindo com condições de vulnerabilidade e de exposição, levando a perdas e impactos humanos, materiais, econômicos e ambientais generalizados."