top of page

O QUE É RRD?

A redução de risco de desastre consiste na redução da probabilidade da ocorrência de um desastre ou na diminuição dos seus efeitos.

Vamos falar

sobre Risco

Risco se refere a algo que ainda não ocorreu, mas tem a possibilidade de ocorrer. Assim, temos que considerar os seguintes aspectos:

  • existe o perigo - potencial de causar dano

  • existe a possibilidade de que esse perigo se materialize - há uma ameaça, caracterizada pela probabilidade de ocorrência

  • o receptor deve estar exposto ao perigo para que haja o dano

  • o receptor pode ter diferentes sensibilidades ao perigo (vulnerabilidade)

 

Podemos representar o Risco da seguinte maneira:

 

RISCO = PERIGO x PROBABILIDADE x EXPOSIÇÃO x VULNERABILIDADE

 

Analisando esta equação, podemos dizer que o Risco pode ser mais baixo ou mais alto dependendo do valor de cada um de seus fatores.

Se reduzirmos a Probabilidade de ocorrência ou a Vulnerabilidade ou a Exposição ou o Perigo, reduziremos o Risco.

Mas devemos reduzir o Risco até quanto?

Qual é o Risco Tolerável ou Aceitável?

Mas o que é DESASTRE?

Grande parte das definições de Desastre refere-se a consequências graves e generalizadas. Algumas estabelecem até um número mínimo de óbitos ou valor de prejuízos para que uma ocorrência seja considerada um desastre.

Muitas definições referem-se ainda à ruptura da capacidade da sociedade ou da comunidade em enfrentar as consequências sem ajuda externa. E quando essa ruptura ocorre no nível pessoal, com quem perdeu membros de sua família?

A definição proposta à UNISDR por ocasião da reunião de Sendai (2015) estabelece que: 

"Desastre é uma séria interrupção no funcionamento de uma comunidade ou sociedade devido a eventos perigosos interagindo com condições de vulnerabilidade e de exposição, levando a perdas e impactos humanos, materiais, econômicos e ambientais generalizados."

bottom of page