top of page

QUEM SÃO OS FUNDADORES

Os fundadores da ABRRD são 26 profissionais em Redução de Riscos de Desastres que ocupavam posições na Academia, na Indústria, em Consultoria, na Gestão Pública e em Organismos Internacionais, interessados em congregar os profissionais e pessoas interessadas em promover a Redução de Riscos de Desastres.

Veja a seguir um perfil profissional resumido de cada Fundador.

1. Adelaide Maria Pereira Nacif – SEDEC - DF

Geógrafa, atual Diretora do DMD - Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC do Ministério da Integração Nacional.

2. Airton Bodstein de Barros – Química/UFF – RJ

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Fundador e atualmente Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil da UFF. Doutor em Química Ambiental pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes, França (1986). Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Química Ambiental pela Université de Rennes I na França e Pós-Doutorado na Oregon State University, EUA (1996). Mestre em Ciências Ambientais (1980) pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Farmácia (1974), com especialização em Bioquímica (1975). Professor Convidado da Universidade de Lorraine (UL) na França de 2009 a 2012 e também coordenador do convênio de cooperação científica entre a UFF e UL. Advisor do Programa de Doutorado Inter-Graduate School Program for Sustainable Development and Survivable Societes da Universidade de Kyoto, Japão. Foi agraciado com a Medalha Honra ao Mérito Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro (2008), a Medalha Defesa Civil Nacional da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (2010) e a Medalha do Mérito Defesa Civil Estadual do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Defesa Civil em 2012.

3. Alexandre Lucas Alves – Defesa Civil Municipal de BH – MG

​Bacharel em Ciências Militares com enfase em defesa social (1986), Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2006), Curso de Planejamento e Administração para a Redução de Desastre – FJP (2003), Curso de prevenção de desastres na Alemanha promovido pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Bávara e do Estado da Baviera no Brasil – AmbiTec (2009), Secretário-Executivo da Defesa Civil de Minas Gerais (2004-10), Gestor de desastres em Minas Gerais,  Santa Catarina e Piauí (2005-10), Missão Humanitária Brasileira no Terremoto do Haiti (2010), Participação na gestão do desastre de Mariana (2015), Gestor de Desastres em Belo Horizonte(2011-16), Coordenador municipal de defesa civil de Belo Horizonte, MG.

4. André Munhoz de Argollo Ferrão – UNICAMP – SP

​Professor Livre Docente do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Mestre em Engenharia Agrícola pela Feagri-Unicamp, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista. Tem experiência nas áreas de engenharia de empreendimentos civis, com ênfase em tecnologia e gestão de processos, abordagem sistêmica, sob o enfoque do pensamento complexo e transdisciplinar; atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e projetos de ordenamento territorial, gestão integrada de bacias hidrográficas, desenvolvimento local e regional sustentável, engenharia urbana e arquitetura rural, patrimônio ambiental e paisagem cultural, projeto arquitetônico, técnicas construtivas, materiais alternativos e tecnologia apropriada.

5. André Panno Beirão – Escola de Guerra Naval/MARINHA DO BRASIL

Doutor em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN), Bacharel em Direito pela UNIRIO. Coordenador-Adjunto da CAPES da Área de Ciência Política e Relações Internacionais para Mestrados Profissionais. Exerceu, pioneiramente, o cargo de Coordenador do Programa de Pós-graduação (stricto sensu) em Estudos Marítimos, docente na área de Direito Internacional e do Corpo Editorial da Revista da Escola de Guerra Naval; Pesquisador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval. Organizador da obra Reflexões sobre a Convenção do Direito do Mar; Coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Marítimas - NEPOLM. Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, do Instituto de Geopolítica de Portugal e da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. Premiado em 1º lugar no VI Concurso de Teses sobre Defesa Nacional, do Ministério da Defesa do Brasil (período 2012-2014).

6. Angela Maria Abreu de Barros – Química/UFF – RJ

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1974), especialização em Bioquímica pela UFF (1975), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela UFF (1982), Diploma de Estudos Aprofundados em Química Ambiental - DEA pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes - ENSCR - Universidade de Rennes I, França (1983) e doutorado em Química Ambiental pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes, ENSCR, Universidade de Rennes I - França (1986). Professora Adjunto IV pela UFF, participou do corpo técnico do Projeto Managé - Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bacia do Rio Itabapoana (ES/MG/RJ). Atualmente é professora do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF.

7. Antonio Celso de Oliveira Goulart – Geografia/UFES – ES

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é coordenador do Laboratório de Gestão de Redução de Risco de Desastres (LabGR2D) e do Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre Desastres (CEPEDES-UFES), além de atuar como professor adjunto nos programas de graduação e de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise integrada do relevo, diagnóstico ambiental, geomorfologia, área de risco e cartografia geomorfológica.

8. Armin Augusto Braun – CBMES – ES

Oficial do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo, ex-diretor do DMD – Diretoria de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC do Ministério da Integração Nacional.

9. Carlos Afonso Nobre – INPE – SP

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Dezembro de 1974) e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (Janeiro de 1983). Iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 1975. Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de 1983 a 2012. Exerceu funções de gestão e coordenação científicas e de política científica: Presidente da CAPES (Maio 2015-Maio 2016), Diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN (fevereiro a maio de 2015), Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI (Fevereiro 2011-Fevereiro 2015); Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST-INPE) de 2008 a 2011 e Coordenador Geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) de 1991 a 2003.

10. Carlos Frederico de Angelis – CEMADEN/MCTI – SP

É bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico (DT) e possui graduação em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2000) e doutorado em Geografia e Ciências Ambientais - Universidade de Birmingham, Inglaterra (2004). Tem experiência na área de Geociências e trabalha principalmente com temas ligados ao sensoriamenteo remoto da atmosfera, radar meteorológico, estimativa de precipitação e Sistemas de Informações Geográficas aplicado à Meteorologia, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Atualmente é Pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). É membro do PMM Science Team da NASA, cujas pesquisas são focada nos estudos da precipitação.

 

11. Claudine Pereira Dereczynski – Meteorologia/UFRJ – RJ

Professora Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Geociências (IGEO), Departamento de Meteorologia, onde leciona desde 2001. Graduada em Meteorologia pela UFRJ (1988). Concluiu mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Atmosféricas em Engenharia pela COPPE/UFRJ (2004). Participa como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do IGEO e como Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) do Instituto de Física, ambos da UFRJ. Atuou como Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense entre 2007 e 2016. Tem experiência na área de meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meteorologia sinótica, variabilidade e mudanças climáticas, previsibilidade climática e climatologia.

 

12. Daniela da Cunha Lopes – CBMDF – DF

Assistente Social (UNB), psicóloga (UniCeub – DF),Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, especialista em terapia familiar e de casal; especialista em clínica psicodinâmica do trabalho e gestão do estresse. Possui vinte anos de experiência profissional na área pública federal e do Distrito Federal e de ensino aplicado à gestão de riscos de desastres naturais e tecnológicos. Foi Diretora do Departamento de Minimização de Desastres e Secretária Nacional substituta,ambos da Secretaria Nacional de Proteção Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Atuou no gerenciamento de desastres em todo o território nacional e na adminstração de assistência humanitária em situação de desastre no Brasil e em países da América Latina e Caribe. Membro fundadora da Rede Latino Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.

 

13. David Stevens – UNISDR

Nasceu no Brasil, onde se formou primeiramente em Engenharia Civil (BSc) e, em seguida, Planejamento Ambiental (MSc), ambos pela Universidade de São Paulo. Tem trabalhado internacionalmente por mais de vinte anos, incluindo para o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, antes de se juntar às Nações Unidas em 1999. Apoiou o monitoramento do uso da terra e projetos de desenvolvimento alternativo em países produtores de papoula e coca, implementou e coordenou um programa global (UN-SPIDER), que apoia os países a acessar e usar informações obtidas de bases satelitais para a gestão de desastres, e foi responsável pela liderança do Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres no Brasil, uma iniciativa conjunta do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) e do Governo do Brasil (2012-2016). Seus interesses profissionais incluem o desenvolvimento sustentável, a redução do risco de desastres, a resposta emergencial e humanitária, a adaptação às mudanças climáticas e programas de desenvolvimento local, regional e nacional. Isso inclui também utilizar tecnologias de ponta e envolver comunidades virtuais e técnicas (V&TCs), tecnologias de informação geográfica e informações obtidas por bases satelitais.

 

14. Edna ​Maria de Queiroz - CBMERJ – RJ

Formada em Medicina pela Faculdade Técnico Educacional Souza Marques (1992), com Residência em Clínica Geral na Santa Casa de Misericórdia (1993 – 1995), Especialização em Geriatria – Gerontologia pela Universidade Federal Fluminense (1996), Mestre em Pesquisa Clínica pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ (2008), Mestre em Defesa e Segurança Civil, pela Universidade Federal Fluminense (2010), Coordenadora Clínica da Emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP/UFF (2006-2008), Médico Chefe de Equipe da Emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP/UFF (1995-99 e 2003-05), Médica do Ambulatório de Tuberculose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ (2003-atual), Oficial Médica Socorrista do Corpo de Bombeiros - GSE (2000-atual), atuando na área de emergência médica, grandes eventos e Desastres, Membro da Câmara Técnica de Ética Médica do CBMERJ junto ao CREMERJ.

 

15. José Orlando Gomes – Engenharia Industrial/UFRJ – RJ

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Engenharia Industrial e no Programa de Pós-Graduação em Informática, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Produção- Área de Processos de Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Produção, concentração em Ergonomia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) em parceria com o Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris. Foi pesquisador visitante de 2002 a 2004 no Cognitive Systems Engineering Lab (CSEL), coordenado pelo Prof. David Woods, do Institute for Ergonomics da The Ohio State University. Pesquisador do GRECO (Grupo de Pesquisa em Engenharia do Conhecimento) e Ergonomista Certificado pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia). Vice-Presidente da International Ergonomics Association (IEA), gestão 2015-2018, Diretor da Abergo gestão 2015-2017, Diretor da Ulaergo, gestao 2013-2016, Chair do Professional Standards and Education Committee da International Ergonomics Association (IEA), gestao 2012-2015.

 

16. Leonardo Abreu de Barros – PUC-RIO – RJ

Mestre em Defesa e Segurança Civil (2016) e Mestre em Sistemas de Gestão (2006), ambos pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software (TI), tendo atuado nos últimos 10 anos como coordenador de projetos pelo Instituto Tecgraf da PUC-Rio.

 

17. Leonardo Braga Martins – MARINHA DO BRASIL

Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1996), pós-graduação na área de submarinos (2000) e Mestrado em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é oficial superior do corpo da armada da Marinha do Brasil e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de defesa, com ênfase em planejamento de operações, defesa e segurança civil, segurança marítima, gestão de risco, sistemas de combate e história militar.

18. Marcelo Tílio Monteiro de Carvalho – PUC-RIO – RJ

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da UERJ (1987), mestrado em Engenharia Civil pelo Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio (1990) e doutorado também em Engenharia Civil pelo Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio (1995). Atualmente é pesquisador do Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio), aonde é o gerente da área de Meio Ambiente e Segurança. Seu foco de atuação tem sido o desenvolvimento de sistemas de informações geográficas para apoio à tomada de decisão. Dentre as principais áreas de aplicação estão a gestão de emergências, monitoramento de objetos móveis e sistema de comando e controle de operações. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Geomática, atuando principalmente com modelagem, sistemas de informações geográficas, banco de dados e visualização da informação.

 

19. Marcio José de Macêdo Dertoni – PETROBRAS

Engenheiro de Meio Ambiente Sênior da Petrobras, Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2016). Formado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980).  Membro do Grupo de Apoio à Defesa Civil da Secretaria Nacional de Defesa Civil – Ministério da Integração Nacional. Ocupou as posições de Coordenador e de Gerente de Contingência da Petrobras por 7 anos, tendo coordenado e participado da resposta a centenas de emergências industriais, desastres de origem natural e de saúde (pandemia de gripe H1N1, surto de meningite). Foi agraciado com a Medalha Honra ao Mérito Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (2006), a Medalha Defesa Civil Nacional, no grau Comendador, da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (2009) e a Medalha Amigo da Marinha do Brasil (2007).

 

20. Marcos Roberto da Silva Borges – PPGI/UFRJ – RJ

Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRJ (1975), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1981) e doutorado em Sistemas de Informação - University of East Anglia (1986). Realizou pós-doutorado na Santa Clara University (1994-1996) e na Universidade Politécnica de Valencia (2004-2005). Em 2001 atuou como Professor Visitante da Universidade de Paris VI. Atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas colaborativos, gestão de conhecimento, engenharia de software e projetos de interfaces. Aplica suas pesquisas no domínio de gestão de Emergências. É membro do Corpo Editorial das revistas: Journal of Interactive Learning Research, JISCRAM, Journal of Brazilian Computer Society e Journal of Decision Systems. Mantém cooperação regular com professores das universidades: Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, Ohio State University, EUA e o Rensselaer Polytechnic institute, EUA. Coordenou a organização do Congresso da SBC em 1988. Foi um dos fundadores do grupo de interesse em Engenharia de Software e do grupo de interesse em Sistemas Colaborativos, ambos da Sociedade Brasileira de Computação. De 1987 a 1994 foi Secretário Executivo do Centro Latino Americano de Estudos em Informática (CLEI).

 

21. Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora – Engenharia/UFF – RJ

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de concentração recursos hídricos. Professora adjunta do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil - Mestrado Profissional da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em hidrologia, gestão de recursos hídricos, geração hidráulica-energética e sedimentologia fluvial.

22. Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - IEN – RJ

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. É pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear, responsável pela Divisão de Engenharia Nuclear. Atua como professor em Ergonomia de Sistemas Complexos e Engenharia de Resiliência nos programas de Pós-Graduação em Informática e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Engenharia Nuclear. As áreas de interesse são a segurança e resiliência de sistemas complexos, engenharia de fatores humanos e ergonomia cognitiva. Desenvolve projetos de pesquisa e tem publicado em diversos domínios, tais como gestão da segurança e fatores humanos/ergonomia nas áreas nuclear e petroquímica, tecnologia da informação para a prevenção e resposta a desastres, modelagem de processos na área da saúde, dentre outros. Paulo Carvalho é o (co-) autor de mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais, com centenas de citações, bem como autor de mais de 100 trabalhos publicados em anais de conferências. Ele tem colaborado como membro do conselho editorial e/ou revisor de diversas revistas internacionais e participado de comissões científicas e organizadoras de diversos eventos internacionais.

 

23. Regina Fernandes Flauzino – Instituto de Saúde da Comunidade/UFF – RJ

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Rio de Janeiro/UNIRIO (1985), especialização em Educação em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1990), residência multiprofissional pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1987), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2009). É professora Adjunta do Departamento de Epidemiologia da Universidade Federal Fluminense/UFF, professora de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF). Revisora de periódico da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Revisora dos Cadernos de Saúde Pública desde dezembro de 2008, Revisora da FUNDECT, desde julho de 2009, Revisora da Revista Panamericana de Saúde Pública desde setembro de 2009. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia das doenças transmissíveis, vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, dengue, condições de vida, geoprocessamento, indicadores sócio-ambientais, desastres naturais. Tem publicações sobre análise espacial na área da saúde, heterogeneidade espacial e dengue. Atual Vice-Diretora do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF.

 

24. Reiner Olíbano Rosas – Geociências/UFF – RJ

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Membro de corpo editorial da GEOgraphia (UFF). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrologia de Encostas, Florestas Urbanas, Uso do Solo. Atualmente é o Diretor do Instituto de Geociências da UFF em segundo mandato.

 

25. Sérgio Simões – Sec. de Saúde do ERJ – RJ

Coronel Bombeiro Militar, Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e Comandante-Geral do CBMERJ (2011-2015), foi Comandante do 1° SGBM/1° GBM Copacabana; Comandante do 10° GBM de Angra dos Reis; Subsecretário Adjunto de Operações da Secretaria de Estado da Defesa Civil; Assessor Especial da Subsecretaria de Estado da Defesa Civil; Coordenador Executivo do Gabinete de Gestão Operacional dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos (2007); Subsecretário Municipal da Defesa Civil Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é responsável por Grandes Eventos na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

 

26. Wilson Madeira Filho – Direito/UFF - RJ

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva, Diretor da Faculdade de Direito da UFF para o período jan 2016- jan2020, foi por 3 mandatos intercalados (2002-2004, 2009-2013, 2013-2016) coordenador do PPGSD (Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito), mestrado e doutorado, da UFF. Tem experiência na área de Direito Ambiental e Urbanístico, com ênfase em Conflitos socioambientais, rurais e urbanos, e com forte atuação na extensão universitária. Coordena projetos de pesquisa em Rondônia e em Roraima. Coordenou por oito vezes equipes da UFF no Projeto Rondon. Coordena o Projeto CAJUFF Amazônia, em Oriximiná PA, no campus avançado José Veríssimo. Coordenou a mobilização social e a redação do projeto de lei de diversos planos diretores municipais. Foi eleito, para o mandato set 2012-set 2014, e reconduzido para o mandato 2014-2016, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER SH). 

bottom of page